Momento maravilhoso com a Turma de Educação Especial e Inclusiva do curso de Pedagogia do Isecensa, onde propostas pedagógicas foram apresentadas à turma e constatada a notável capacidade da mesma de conectar a teoria à prática de maneira fluida e impacta.
Um dos pontos altos foi a forma como a sensibilização foi tecida a todo momento. Não se tratava apenas de transmitir informações e ou conhecimentos mas de promover uma imersão nas realidades e desafios da educação inclusiva. Os exemplos práticos, cuidadosamente selecionados, serviram como pontes, permitindo que os futuros pedagogos visualizassem como os conceitos se aplicam no dia a dia da sala de aula. Essa metodologia facilitou a compreensão e, mais importante, a internalização dos princípios da inclusão.
A tranquilidade com que o trabalho foi conduzido também contribuiu para um ambiente propício ao aprendizado e à reflexão. Ao invés de uma exposição puramente formal, houve um convite à participação, à afetividade que devemos ter no momento da inclusão e à empatia, transformando a experiência em algo memorável para todos os presentes. Esse momento reforçou a importância de abordagens que vão além do convencional, mostrando que a prática é um pilar fundamental para a formação de profissionais engajados e conscientes da relevância da educação especial inclusiva.
Conceição de Maria- NeuroPp Clínica e Institucional


